sábado, 1 de março de 2008

A história de uma viúva de Serepta

A história de uma viúva de Serepta:
Por Gilvano Amorim Oliveira
Baseado em 1Rs. 17.7-24
Personagens: Viúva, filho e Elias.
Narrador: vocês devem se lembrar de Elias. Elias foi o profeta de Deus que desfiou 450 profetas de baal. Pois bem, naqueles dias, devido à maldade do povo que havia buscado deuses falsos, esquecendo-se do Senhor, Deus mandou uma seca muito forte. Não chovia na terra já por alguns anos. Deus, no entanto mostrava seu cuidado para com seu profeta Elias. Um dia Deus falou a Elias e disse:
Voz oculta: Elias! Elias!
Elias: -Pronto, Senhor. Eis-me aqui.
Voz oculta: -Elias levanta-te e vá imediatamente para a cidade de Sarepta de Sidom e fique por lá. Ordenei a uma viúva daquele lugar que te forneça comida. Confie em mim que como tenho cuidado de ti e sempre cuidarei. Só te peco que sejas fiel a mim e nunca vá atrás de outros deuses.
Elias se encontra com uma viúva que estava colhendo gravetos.
Elias (chamando a viúva ): - a senhora pode me trazer um pouco d'água numa jarra para eu beber?
Viuva: espere aqui que te busco água, senhor.
Enquanto a viúva se afastava o profeta gritou: -Por favor, traga também um pedaço de pão!
Viúva (voltando-se triste): - Deus sabe que é verdade o que eu digo ao senhor, nada mais tenho que um pouquinho de farinha em uma vasilha e um restinho de azeite em minha garrafa. Não tenho nenhum pedacinho de pão! Quando o senhor me encontrou eu estava catando dois gravetinhos para levar para casa e preparar uma refeição para mim e para o meu filho, para que a comamos. Depois de comermos este bolinho não sei o que será de nós. É certo que morreremos, eu e meu filho.
Profeta: - Não tenha medo. Vá para casa e faça um pequeno bolo com o que você tem e traga para mim e depois faça algo para você e para o seu filho porque hoje o Senhor tem uma promessa especial para sua vida. O Senhor me diz que sua farinha e seu azeite não acabarão até o dia em que o Senhor mandar chuva sobre a terra.
Viúva: -Se o Senhor fala por sua boca confiarei e esperarei nele. Vou fazer como o senhor me fala.
Em pantomínia a mulher traz cada dia um novo bolo para o profeta de Deus...
Viúva: -agora sei que o senhor é um homem de Deus e que a Palavra do Senhor , vinda de sua boca é a verdade!
Narrador: Durante muitos dias o profeta, a viúva e seu filho comeram segundo a promessa de Deus dita pela boca do profeta Elias...

Nenhum comentário: