sábado, 15 de março de 2008

Deus é DEUS PROTETOR

Deus é DEUS PROTETOR:
Base Bíblica: Dn 1:1-20
1 No terceiro ano do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, veio a Jerusalém e a sitiou. 2 E o Senhor entregou Jeoaquim, rei de Judá, nas suas mãos, e também alguns dos utensílios do templo de Deus. Ele levou os utensílios para o templo do seu deus na terra de Sinear{1} e os colocou na casa do tesouro do seu deus. 3 Depois o rei ordenou a Aspenaz, o chefe dos oficiais da sua corte, que trouxesse alguns dos israelitas da família real e da nobreza: 4 jovens sem defeito físico, de boa aparência, cultos, inteligentes, que dominassem os vários campos do conhecimento e fossem capacitados para servir no palácio do rei. Ele deveria ensinar-lhes a língua e a literatura dos babilônios{2}. 5 De sua própria mesa, rei designou-lhes uma porção diária de comida e de vinho. Eles receberiam um treinamento durante três anos, e depois disso passariam a servir o rei. 6 Entre esses estavam alguns que vieram de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias. 7 O chefe dos oficiais deu-lhes novos nomes: a Daniel deu o nome de Beltessazar; a Hananias, Sadraque; a Misael, Mesaque; e a Azarias, Abede-Nego. 8 Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei, e pediu ao chefe dos oficiais permissão para se abster deles. 9 E Deus fez com que o homem fosse bondoso para com Daniel e tivesse simpatia por ele. 10 Apesar disso, ele disse a Daniel: "Tenho medo do rei, o meu senhor, que determinou a comida e a bebida de vocês. E se ele os achar menos saudáveis que os outros jovens da mesma idade? O rei poderia pedir a minha cabeça por causa de vocês". 11 Daniel disse então ao homem que o chefe dos oficiais tinha encarregado de cuidar dele e de Hananias, Misael e Azarias: 12 "Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. 13 Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem a comida do rei, e trate os seus servos de acordo com o que você concluir". 14 Ele concordou e fez a experiência com eles durante dez dias. 15 Passados os dez dias, eles pareciam mais saudáveis e mais fortes do que todos os jovens que comiam a comida da mesa do rei. 16 Assim o encarregado tirou a comida especial e o vinho que haviam sido designados e em lugar disso lhes dava vegetais. 17 A esses quatro jovens Deus deu sabedoria e inteligência para conhecerem todos os aspectos da cultura e da ciência. E Daniel, além disso, sabia interpretar todo tipo de visões e sonhos. 18 Ao final do tempo estabelecido pelo rei para que os jovens fossem trazidos à sua presença, o chefe dos oficiais os apresentou a Nabucodonosor. 19 O rei conversou com eles, e não encontrou ninguém comparável a Daniel, Hananias, Misael e Azarias; de modo que eles passaram a servir o rei. 20 O rei lhes fez perguntas sobre todos os assuntos que exigiam sabedoria e conhecimento, e descobriu que eram dez vezes mais sábios do que todos os magos e encantadores de todo o seu reino.

Teatro:
Narrador: nossa história de hoje se passa num tempo muito difícil para o povo de Israel. Como as pessoas haviam se afastado de Deus, Deus mandou que os inimigos de Israel viessem e dominassem a terra deles. Um destes povos inimigos tinha um rei muito perverso chamado Naducodonosor. Este Rei dominou a terra de Israel e deu a seguinte ordem a aspenaz, seu ajudante:
1ª Cena (cena de palácio, rei assentado em seu trono)-Aspenaz!
Aspenaz: -pois não, meu senhor.
Rei: -Aspenaz, busque do povo de Israel jovens bonitos e inteligentes para morarem comigo no palácio. Prepare estes moços durante três anos e ensine nossa língua e costumes a eles. Preste atenção na dieta para que comam carnes gordurosas, bastante doces e também do vinho do rei. Quero rapazes vistosos em minha frente!
Aspenaz( fazendo uma mesura): -Sim senhor!
Aspenaz sai de cena. O rei se levanta e sai também.
Narrador:
2ª Cena (no palácio real):
Aspenaz (falando aos jovens de Israel): -Daniel, Hananias, Sadraque e Azarias, prestem atenção no que digo. De hoje em diante vocês terão outros nomes. Daniel, você será Beltessazar. Hananias, te chamarei Sadraque a partir de hoje. Misael, seu novo nome é Mesaque e o seu, Azarias, Abede-nego. Vocês deverão comer comidas gordurosas, doces e vinho, de acordo com o que o rei me disse.
Daniel: -Sr. Aspenaz, posso comer apenas vegetais e tomar apenas água?
Aspenaz: -Tenho medo do rei, o meu senhor, que determinou a comida e a bebida de vocês. E se ele os achar menos saudáveis que os outros jovens da mesma idade? O rei poderia mandar cortar a minha cabeça por causa disso.
Daniel: Por favor, vamos fazer uma experiência?
Aspenaz: - Que experiência, Daniel?
Daniel: - Peço-te que se faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. Depois compare a nossa aparência com a dos jovens que comem da comida do rei. O senhor mesmo conclua por comparação entre nós e eles.
Aspenaz: -Não sei onde estou com a cabeça, mas vou aceitar. Vamos fazer esta experiência.
Narrador:
3ª. Cena:
Aspenaz (dirigindo-se a todos os jovens): -De hoje em diante todos vocês passarão a comer a dieta de Daniel. Nada de vinho, nada de doces do palácio, nada de carnes gordurosas. Daniel e seus amigos estão muito mais bonitos e bem dispostos que vocês.
Jovem: -isto não é possível! Como pode este aí (apontando Daniel com desprezo) estar melhor que nós que temos comido as comidas fortes do Rei?
Aspenaz (pensativo): confesso que nunca vi coisa igual. Sempre aprendi que a dieta do rei era uma boa dieta. Mas estes rapazes decidiram não se contaminarem com as comidas do rei e se deram muito bem.
Narrador:
4ª Cena:
Rei (assentado em seu trono):, -Aspenaz! Aspenaz!
Aspenaz (entrando correndo): -Fala, meu rei e senhor!
Rei: -Traga à minha presença os jovens que você tem preparado. Eles estão prontos?
Aspenaz: -Eles estão prontos sim, ó meu rei!
Aspenaz faz entrar os jovens diante do rei. O rei passa um tempo em pantomínia conversando com eles.
Depois de algum tempo:
Rei: -Aspenaz! Não sei o que você fez a estes jovens. Eles estão muito bem e são muito inteligentes! Particularmente estes jovens de Israel, nunca vi beleza e inteligência igual! Eles ficarão comigo no palácio para sempre!

Nenhum comentário: